Perguntas Frequentes
 
O que devo saber?

Na maioria das vezes, a coleta é realizada de forma rápida, onde há a retirada de uma quantidade de sangue suficiente para os exames solicitados.
Em pessoas com coagulação normal, bastam alguns minutos para estancar o sangue. Evite dobrar o braço até o final do procedimento.
Raramente, após a coleta podem surgir algumas reações indesejáveis que o laboratório não pode prever ou evitar completamente.

Nova coleta, o que significa?

Existem alguns "fatores" (alguns são conhecidos e outros não) presentes no sangue e/ou outros materiais que podem interferir nos resultados dos exames. Quando acontecer com seu exame a Equipe do Laboratório 22 de Outubro vai entrar em contato, para solicitar uma nova coleta, assim o exame será refeito, conferindo maior qualidade e sem qualquer despesa para você.

O que é o Jejum?

Significa que você terá que ficar sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um determinado número de horas, dependendo do exame a ser realizado.

Água Quebra o Jejum?

Você pode tomar água normalmente, evite ingerir excesso quando também for fazer exames de Urina I, Cultura de Urina ou Teste de Gravidez na Urina. Alguns exames podem ser feitos sem jejum, outros precisam de 2, 4, 8, 12 ou 14 horas de jejum, dependendo do tipo de exame a ser realizado.

O Jejum ideal

Para coleta de sangue, a lista de exames é grande, vamos citar apenas os mais comuns:

Horario ideal pré-estatabelecido para a coleta de alguns exames:

  • Exames com jejum de 12 a 14 horas:

    • Colesterol Fracionado e Triglicérides

  • Exames com jejum de 8 a 12 horas:

    • o Ácido Úrico, Amilase, Cálcio, Fósforo, Fosfatases, Gama GTm HGH, Glicemia de Jejum, Curva Glicêmica, Ferro Sérico, Capacidade de Ligação, Paratormônio, Transferrina, VDRL, Teste de Tolerância à Glicose, Creatinina, PSA, TSH e Perfil Lipídico.

  • Jejum não obrigatório:

    • o Quando solicitados como urgentes pelo médico, por exemplo: Hemograma e Coagulograma, dispensa o jejum alimentar; porém, o ideal quando possível, é manter um jejum mínimo de 2 horas após a ingestão de alimentos.

  • Crianças muito pequenas:

    • O ideal é coletar o sangue antes da próxima mamada.
       

Como se alimentar na véspera do exame?

Mantenha sua alimentação habitual, seguindo apenas o tempo de jejum recomendado quando aplicável. Cuidado apenas com os excessos (pizza 4 queijos, churrasco, feijoada e outros).

Exercícios físicos interferem no exame?

Sim. Evite fazer exercícios físicos muito cansativos ou prolongados antes da coleta do sangue. Caso não seja possível, procure ficar em repouso por pelo menos 30 minutos antes de realizar sua coleta, para que seu metabolismo volte ao normal e não interfira no resultado dos exames.

Bebidas alcoólicas interferem no exame?

Sim. Se você for fazer exame de sangue evite a ingestão de bebida alcoólica por, no mínimo, 1 dia antes da coleta. Se for colher urina, esse tempo deverá ser de 2 dias, no mínimo.

Sua identificação também é muito importante, por quê?

Há muitos nomes iguais. Tenha em mãos seu R.G. ou outro documento de identificação. Traga sempre o comprovante de entrega para retirar os seus resultados. No caso de entregas domiciliares, internet, correio, fax ou consultório, solicite orientações da Equipe de Atendimento São Lucas.

Como colher exames de crianças?

O do Laboratório citolab possui pessoal treinado em atendimento infantil.

Qual a confiabilidade do teste de paternidade?

O DNA é o mais confiável teste de paternidade existente. Com vários marcadores genéticos , o poder de discriminação fica acima de 99,99%.

Qualquer pessoa pode retirar resultado do meu exame no laboratório?

Não, só será possível retirar o laudo com o protocolo fornecido pelo laboratório, identidade (RG) ou autorização prévia do paciente. Este procedimento é necessário para que sejam mantidas a segurança e a confidencialidade.


 
   

CRIASOFT SISTEMAS  /  AG. FUTURO