A dengue é uma doença viral causada por um arbovírus homônimo da família Flaviviridae, gênero Flavivirus. O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti. Seu período de incubação médio de 5 a 6 dias e os sintomas clínicos são caracterizados por febre alta (39°C a 40°C), de início abrupto, seguido de cefaleia, mialgia, prostração, artralgia, dor retroorbital, astenia, anorexia, náuseas, vômitos, exantema e prurido cutâneo. As formas hemorrágicas da doença são as mais graves e podem ocorrer podendo levar a morte.

Durante a fase aguda da infecção, a NS1 é encontrada circulando no soro de pacientes em concentrações detectáveis por métodos imunológicos, sendo considerado atualmente como um marcador de infecção pelo vírus da dengue antes do aparecimento dos anticorpos das classes IgM e IgG, permitindo detecção precoce do vírus, 24 horas após o início dos sintomas, além de ser encontrado nas infecções primárias e secundárias.

Atualmente, estes testes captam os quatro sorotipos e deve ser solicitada a partir do sexto dia do início dos sintomas. A detecção destes anticorpos pode ser útil na diferenciação entre infecções primárias e secundárias.

A detecção específica do vírus da Dengue por PCR pode ser realizada de forma precoce, além de permitir a diferenciação de outras infecções transmitidas pelo mesmo vetor (Chikungunya e Zika). Desta forma, a detecção quantitativa da Dengue por PCR em tempo real, tem grande importância por ser um método sensível, preciso e ágil.

Agende seu exame agora mesmo:
Fone: (19) 3878-4997⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
WhatsApp: (19) 99951-4997

Deixe um comentário