Perguntas Frequentes

Aqui você encontra respostas para as dúvidas mais frequentes

Existem alguns “fatores” (alguns são conhecidos e outros não) presentes no sangue e/ou outros materiais que podem interferir nos resultados dos exames. Quando acontecer com seu exame a Equipe do Laboratório 22 de Outubro vai entrar em contato, para solicitar uma nova coleta, assim o exame será refeito, conferindo maior qualidade e sem qualquer despesa para você.

Significa que você terá que ficar sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um determinado número de horas, dependendo do exame a ser realizado.

Não. A ingestão de pequena quantidade de água, no decorrer do jejum alimentar, não prejudica a realização de exames de sangue.

Evite ingerir excesso quando também for fazer exames de Urina I, Cultura de Urina ou Teste de Gravidez na Urina.

O ideal seria de 4 a 12 horas dependendo do exame, e não ultrapassar 14h. O jejum antes da coleta de sangue sempre era indicado para a maioria dos exames, mas isso mudou, a critério médico.

O exame de glicemia de jejum, exige jejum de alimentos por 8 horas.

O exame de colesterol e triglicerídeos, (perfil lipídico) costumava exigir 12 horas de jejum. Hoje, fica a critério médico.

Um hemograma não requer a necessidade de jejum, mas exames que medem os níveis de hormônios, por exemplo, exigem no mínimo 4 horas de jejum para não interferir nos resultados.

Siga as orientações do seu médico e as instruções do laboratório.

O jejum melhora a exatidão e torna o exame laboratorial mais preciso.

Crianças muito pequenas: O ideal é coletar o sangue antes da próxima mamada.

O importante é respeitar o tempo de jejum, quando necessário. A maioria dos exames de sangue pode ser coletada a qualquer hora do dia.

Há algumas restrições àqueles que são obrigados a colher somente pela manhã.

Não, só será possível retirar o laudo com o protocolo fornecido pelo laboratório, com identidade (RG) ou autorização prévia do paciente. Este procedimento é necessário para que sejam mantidas a segurança e a confiabilidade.

A prática de exercícios físicos pode alterar sim os resultados dos exames. Isso porque ela gera queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue. Além disso, aumenta a liberação de resíduos metabólicos, podendo causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas, como a creatinofosfoquinase (CPK), ácido lático, aldolase e a aspartatoaminotransferase. Esse aumento pode persistir por 12 a 24 horas após a realização de um exercício.

Evite fazer exercícios de alta intensidade alguns dias antes do exame de sangue.

Informe ao laboratório a sua rotina de exercícios para que os profissionais possam considerar possíveis alterações no sangue.

Iniciar conversa!
Entre em contato conosco!
Olá! 👋
Este é um canal direto a assessoria científica, orientações e orçamento. Estamos à disposição para lhe ajudar!